terça-feira, 6 de outubro de 2009

Matéria da faculdade II

Quanto você paga para ter uma boa velhice?


Garantir o futuro parece ser um assunto ainda distante para os jovens. Vai daí que dificilmente pensam em previdência e a sua contribuição só vai acontecer quando forem registrados em carteira, e passarem a contribuir para o sistema previdenciário.




A previdência brasileira aplica-se ao princípio da solidariedade onde sua contribuição custeia os que já gozam de seus benefícios. “Em 2008, para cada 100 crianças (0 a 14 anos), havia 24,7 idosos com 65 anos ou mais de idade. Em 2050, a relação pode ser de 100 crianças para 172,7 idosos”, diz Carlos Henrique Flory, diretor presidente da São Paulo Previdência, autarquia que rege o regime próprio dos servidores do estado de São Paulo. O que se pode concluir que a previdência poderá sofrer um déficit orçamentário e para tanto surgem às previdências complementares tanto no mercado privado como em leis pelo governo.



Segundo a ONU, até 2050, o número de idosos no planeta excederá o de jovens, pela primeira vez na história da humanidade. A expectativa de vida será de 100 anos para mulheres e 81 anos para homens. “A cada ano, mais 11 milhões de pessoas integram esta faixa etária” diz Flory.



A servidora estadual Cícera Melo da Costa, 38 anos diz não contribuir para uma previdência complementar por falta de condições financeiras, e é enfática em sua insatisfação com o regime próprio: “Acho falho o regime para qual eu contribuo, pois não atende as necessidades dos beneficiários, principalmente para os meus filhos que perderam o auxílio para faculdade caso aconteça algo comigo”



“Os bancos privados oferecem pacotes interessantes de investimentos em longo prazo, para quem pensa em começar a contribuir em uma faixa etária mais avançada terá que desembolsar parcelas bem salgadas para poder usufruir em vida”, afirma Tereza Cândida, 31 anos, técnica bancária da Caixa Econômica Federal.



A arrecadação dos clientes em previdência privada é direcionada para um fundo administrado por um banco.A performance desse fundo é que garantira no futuro a melhor remuneração de seu investimento. "Analise por ai e veja qual é o melhor banco. Não considere em sua análise o banco que cobra a menor taxa de administração e taxa de carregamento" é o que aconselha Terezinha da Silva,42 anos, consultora econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário